Earth Bending é um tipo de dobra que permite o dobrador manipular a terra. Este tipo de dobra é baseado no Hung Gar, um estilo de Kung Fu. Tal como a terra, neste estilo de dobra, os dobradores são fortes como o elemento, deferindo vários golpes poderosos.
Segundo Bumi e Toph, apesar de esta dobra se um estilo de grande força, também é de paciência, de ouvir o elemento e só depois atacar. Desta forma, a dobra de terra torna-se numa dobra de combate a longo prazo, tendo mais vantagens em deferir pequenos golpes ao longo do combate e só quando o adversário estiver no seu limite, deferir o golpe final.
Ao contrário das outras dobras, a dobra de terra é a única que não se desfaz se o dobrador for atingido. Por exemplo, um dobrador de terra cria uma parede de terra, a sua parede é para se defender da dobra de um dobrador de fogo, mas é atingido pela dobra de um dobrador de água pelas costas. A parede de terra, permanece sólida e de pé.
Dentro da dobra de terra, existem dois tipos de Sub-dobras e uma habilidade especial.
Sub-Dobras
- Dobra de carvãoOs dobradores de terra também têm a capacidade de dobrar o carvão. Podem juntar várias pedras pequenas de carvão e torná-las numa grande ou o oposto. Esta dobra é usada igualmente como se fosse usada terra em vez de carvão.
OBS: Os Dobradores de terra podem dobrar o carvão logo no nível 5 e sem precisar de mestre ou iniciação.
- Dobra de AreiaUm dobrador de terra pode dobrar a areia, manipulando-a a sua vontade. Pode atacar com ela criando tornados de areia ou outras técnicas e pode tornar areia em terra sólida ou terra sólida em areia.
OBS: Para se aprender este tipo de dobra, é preciso ser-se, no mínimo, nível 6 e é preciso aprender-se com um mestre.
- Dobra de MetalEste é o tipo de dobra das mais avançadas da dobra de terra. Consiste em dobrar o metal, que é um derivado da terra, como se fosse terra normal. Possuindo a desvantagem de não se poder tornar o metal em terra ou terra em metal, a dobra de metal compensa na capacidade de tornar o metal em lâminas, grades, entre outras coisa extremamente duras e pesadas. Tal como foi dito, sobre a dobra de terra não se desfazer se o dobrador for atacado, acontece o mesmo com este material.
OBS: Para se aprender este tipo de dobra, é preciso ser-se, no mínimo, nível 9 e é preciso aprender-se com um mestre.
- Dobra de MagmaA dobra de Magma pode ser considerada a dobra suprema dos dobradores de Terra. Com esta dobra, os dobradores aquecem a terra a altas temperaturas, fazendo com que ela se torne em puro magma. Para executar esta dobra é preciso terem o elemento que dobram, a terra e a partir dela e dependendo da quantidade que possuem porem fazer vários tipos de ataque destrutivo. Ao usarem este tipo de dobra, os seus ataques e defesas deixam de ter apenas o atributo de terra, passando a ter dois atributos, Terra e Fogo.
OBS: É preciso ser-se de no mínimo nível 13 e ser iniciado por um narrador. Depois da decisão dos Adm's e Gm's, a pessoa terá de aprender esta dobra com um mestre, caso seja acordado que a pessoa deve receber esta dobra.
Habilidade Especial
- Visão por vibraçãoToph Beifong, foi a chave para a dominação desta habilidade. Sendo cega, tinha que encontrar uma maneira de poder saber onde estavam as coisas e os seus inimigos sem depender apenas da audição. Quando estava numa gruta, encontrou badgermdes que tal como ela, eram cegos. Compreendendo-a, ensinaram-lhe esta habilidade que lhe permite ver com a sua dobra de terra, sentindo as vibrações de tudo o que se encontra a sua volta.
Tendo uma dobra bem desenvolvida, torna-se possível "scanear" uma área extremamente grande, mas tem a desvantagem de só se poder sentir o que está tocando na terra, não se vendo inimigos a voar, e as cores dos objetos, mas só as suas formas. Esta habilidade pode ser usada na terra, no metal ou na areia, sendo mais difícil na areia por ser muito solta.
OBS: Esta habilidade pode ser aprendida em qualquer nível, mas tem de ser iniciado pelo narrador e caso seja aceito, terá de aprender com um mestre.