Sistema de Nível
Melhorando as minhas capacidades.
No RPG, existe o sistema de nível. Este sistema serve para diferencia um jogador do outro. Imaginando que um player em nível 1 e outro em nível 2, estão a combater e têm os mesmo pontos de treinos distribuídos. Pela logica estão em pé de igualdade, mas com este sistema não. Obviamente que a o player que esta em nível 2 tem uma pequena vantagem, porque o seu personagem esta mais desenvolvido e tem mais experiencial que o de nível 1, isto pode ser um factor determinante.
Outro aspecto que este sistema influencia, é na criação de técnicas. Por mais pontos e CHI/STAMINA que um player tenha, não vai poder fazer dobras de níveis superiores. Relembro que para se ganhar experiencial, é preciso fazer aventuras e missões.
Pontos pela passagem de nível.
Sempre que um player passa de nível, recebe pontos para distribuir livremente na sua ficha. A taleba de pontos é a seguinte:
Nível | Pontos |
2 | 8 |
3 | 16 |
4 | 24 |
5 | 32 |
6 | 40 |
7 | 48 |
8 | 56 |
9 | 64 |
10 | 72 |
11 | 80 |
12 | 88 |
13 | 96 |
14 | 104 |
15 | 112 |
16 | 120 |
17 | 128 |
18 | 136 |
19 | 144 |
20 | 152 |
Experiência.Já foi referido em cima que um player de nível dois tem mais experiencial que um player de nível 1, mas o que é a experiencial? A experiência é o que permite passar de nível. Quando um player faz aventuras, aprende a lidar com determinadas situações e a dominar cada vez mais a sua dobra, tornado-o mais forte. Sempre que um player termina uma aventura, recebe uma certa quantidade de experiencial, dependendo da qualidade da sua escrita e a originalidade que teve para lidar com as situações. A tabela de experiência para passar de nível é a seguinte:
Nível | Experiência |
1 | 0/40 |
2 | 0/80 |
3 | 0/120 |
4 | 0/160 |
5 | 0/200 |
6 | 0/240 |
7 | 0/280 |
8 | 0/320 |
9 | 0/360 |
10 | 0/400 |
11 | 0/440 |
12 | 0/480 |
13 | 0/520 |
14 | 0/560 |
15 | 0/600 |
16 | 0/640 |
17 | 0/680 |
18 | 0/720 |
19 | 0/760 |
20 | 0/800 |
Ok, percebi o sistema de nível e já tenho 80 de experiência. Agora na minha ultima aventura/missão recebi 40 de experiência. Quando passar de nível a minha experiencial vai ficar a 0 como esta na tabela?Claro que não. A experiência é acumulada e nunca pode ser perdida. Caso aconteça que um player já tenha 80 de experiência e precise apenas de 20 de experiência para subir de nível e recebe 40 de experiencial. É retirado da experiência que recebeu o que precisa para mudar de nível e o resto começa a ser contabilizado no nivel seguente ou seja:
O Player tem 80 de experiencial, falta-lhe 20 de experiência para chegar aos 100 e recebe 40 de experiência. Desse quarenta tira-se o que falta para o fazer subir de nível e quando subir de nível, ficaria supostamente com 0/200 de experiência. Mas como não se perde experiencial, fica com 20/200 por causa da sua ultima aventura.